Cartas Argentinas

Tudo o que acontece na Argentina, em bom português

Cartas Argentinas header image 2

Real x peso x dólar na Argentina: o que é melhor?

October 23rd, 2008 · 12 Comments · Dinheiro/Câmbio, Turismo

Crédito da foto

Esse post é para você, compatriota, que está refazendo as contas daquela viagem que programou para a Argentina nesse fim de ano e depois.

Fevereiro de 2010: levar real x peso x dólar para a Argentina?

Pense na utilidade dessas informações para você e considere fazer uma pequena doação ao site. Obrigada!

Há algumas semanas, postei explicando um pouco sobre a relação peso argentino/dólar na economia argentina atual. Dizia que o preço no Brasil flutua livremente e que na Argentina, não.

Em tempos de crise financeira internacional, bolsas caindo e tudo o mais, o valor do dólar no Brasil flutuou e continua flutuando muito. A Argentina, que também deveria estar desvalorizando sua moeda (para manter mercados, competitividade com o Brasil, turismo etc.) está segurando o valor do dólar a não mais poder, conforme eu já havia dito também.

A SUA BOLSA: O QUE LEVAR? REAL, PESO OU DÓLAR?

As coisas mudam demais nessas semanas. A poeira está longe de baixar, estamos quase em novembro, suas férias já estavam mais ou menos programadas e, francamente, impossível imaginar HOJE que as moedas se estabilizem semana que vem (o que há dois dias parecia possível com o real!). Tem que ficar atento minuto a minuto, todos os dias. O exemplo abaixo é mais que ilustrativo.

Hoje, o dólar no Brasil retrocedeu de 2,52 para 2,31 reais. Na Argentina, a moeda americana subiu de 3,24 para 3,26 pesos para venda. A compra está cotizada a 3,23 pesos por cada dólar.

Estipulemos um valor de 500 dólares como exemplo. No começo do dia de hoje, a conta era a seguinte:

- 1260 reais compravam 500 dólares (a 2,52 reais por dólar)

- esses 500 dólares aqui na Argentina compram 1615 pesos (a 3,23 pesos por dólar)

- se trouxesse os mesmos 1260 reais, você receberia 1562,40 pesos (1,24 pesos por cada real)

- conclusão: trazendo dólares e trocando-os por pesos, teria 52,60 pesos a mais na mão do que se trouxesse reais para trocar.

Só que o Banco Central interveio no Brasil e o dólar caiu para 2,31 reais no fim do período de hoje. Portanto:

- 1155 reais compram 500 dólares (a 2,31 reais por dólar)

- esses 500 dólares aqui compram 1615 pesos (a 3,23 pesos por dólar)

- se trouxesse os mesmos 1155 reais, você receberia 1432,20 pesos (1,24 pesos por cada real)

- conclusão: trazendo dólares e trocando-os por pesos, teria 182,80 pesos a mais na mão do que se trouxesse reais para trocar.

Com estes números, na sua viagem à Argentina é melhor levar dólares e trocá-los por pesos argentinos.

Crédito da foto

POSTS MAIS RECENTES SOBRE DINHEIRO/CÂMBIO EM BUENOS AIRES

Banco de la Nación Argentina em Ezeiza

Onde é melhor trocar dinheiro em Buenos Aires?

Câmbio Metrópolis: trocar dinheiro em Buenos Aires no fim de semana

Tags: ····

12 Comments so far ↓

  • Vania

    É verdade que 500 pesos valem pouco ? a nota é de 1976

  • cartasargentinas

    Oi Vânia. Não entendo sua mensagem. 1976?
    Por outro lado, deseja saber se 500 pesos são pouco para uma viagem à Argentina? Porque no texto não falo de 500 pesos em nenhu momento, falo em 500 dólares. Leia novamente o texto, reescreva seu comentário e eu o responderei.

  • Yano

    Olá, eu viajarei para a argentina no dia 07 de dezembro e estou na maior dúvida se levo dolar para trocar por peso. Sou leigo no assunto, mas gostaria de saber como vc fez esses cálculos no artigo acima ? Levarei em torno de 1500 reais.
    Grato.
    Yano

  • cartasargentinas

    Oi Yano! Bem-vindo ao Cartas Argentinas. Vamos à sua consulta.

    Usei os valores das diferentes moedas (real, dólar e peso) em suas respectivas cotizações de fechamento no final do dia em que escrevi o artigo, 23 de outubro de 2008.

    Não sei quantos posts do site você leu ao todo, mas há vários úteis para suas dúvidas. Um deles, em especial, que explica minhas ferramentas de cálculo e dá os links para que o leitor possa fazer seu orçamento. É o de hoje: Quanto dinheiro levar para a Argentina: calcule você mesmo!.

    A Internet está cheia de dicas, muitas delas contraditórias. Moro na Argentina há 4 anos e há quase 8 anos visito o país com freqüência. Portanto acredite: os links desse post são a melhor opção para você calcular o valor das moedas e ganhar com o câmbio/minimizar perdas se o assunto for viajar pra Argentina. Aliás, são os que consulto para o meu próprio bolso.

    Portanto, o valor do dólar no Brasil no cálculo do dia 23/10/08 foi o dólar comercial indicado na Folha de São Paulo. Para preços de moedas na Argentina, usei os valores da Puente y Hermanos. Se tiver o trabalho de calcular com os links que indico, verá que muita água passou por baixo da ponte desde o dia em que esse post foi escrito para cá!

    Você pode se perguntar sobre o valor do dólar turismo. É por isso que incluí links úteis no post de hoje também com fonte oficial no Brasil, que é o que interesa para brasileiros. Agora, esse valor oficial (do Banco Central ou do Banco do Brasil), deve ser sempre tido como um norte para suas negociações. O valor praticado por casas de câmbio dia-a-dia no Brasil inteiro é algo que não posso controlar.

    Você diz que vai trazer 1500 reais. Sabe de uma coisa? Vou fazer um post especial pra você! Volte e leia :)

    Espero sua nova visita e novo comentário! E mais uma dica: vasculhe o site, leia os links relacionados no final de cada post, navegue pelas categorias. Você vai encontrar bastante contextualização pras suas dúvidas. Além disso, considere a opção de assinar o nosso Feed RSS. Até!

  • Sergio Vitor

    Irei passar 6 dias na Argentina agora no mês de dezembro, gostaria de saber qual moeda e quanto devo levar para a alimentação, pois o hotel já faz parte do pacote.

  • cartasargentinas

    Oi Sergio, bem-vindo ao site. Eu te diria que uma média para comer em Buenos Aires seria entre 30 e 50 pesos por pessoa. Duas pessoas/um casal já não come por menos de um valor entre 70 e 100 pesos. São valores para um almoço ou jantar. Pode ser talvez um pouco menos, e pra mais o céu é o limite.

    Acredito que você deve ter lido outros links sobre gastos e cálculos aqui no site. Convido-o a explorar a categoria Dinheiro/Câmbio. Para ver todos os posts sobre o tema, vá até o fim da página e clique em Previous Posts para entradas anteriores, quantas vezes for necessário. Creio que considerando essa média e fazendo os cálculos sugeridos com os valores das moedas no dia, você pode se aproximar bastante do que vai gastar. Se você prefere lugares mais caros e exclusivos, jogue essa conta pra cima. :)

    A decisão sobre qual moeda trazer também fica por conta dos valores do que se paga por elas nas casas de câmbios dos diferentes países, por isso fiz posts como Quanto dinheiro levar para a Argentina: calcule você mesmo. Pessoalmente, decidiria entre trazer dólares ou reais para trocar aqui. Comprar peso é mico; no Brasil é caro e você depois vai ficar com aquele abacaxi na mão, perder dinheiro de novo ao trocá-los por reais… enfim.

    Terei mais posts sobre Dinheiro/Câmbio. Espero receber sua visita novamente, e boa viagem à Argentina.

  • Karina Dourado

    Viajarei no dia 06 de março para a Argentina. Se fosse viajar hoje, seria melhor levar o real ou dólar para trocar pelo peso?
    Obrigada pela ajuda.

  • Gabriela

    Olá, tudo bem??? É melhor levar Reais para a Argentina e trocá-los lá ou já levar pesos daqui do Brasil???

    Obrigada

  • Camila

    Socorro… por favor preciso de uma resposta: agora em 2010 o que levar? Real, dólar ou peso??????

Leave a Comment