Cartas Argentinas

Tudo o que acontece na Argentina, em bom português

Cartas Argentinas header image 2

Argentina: hoje é melhor levar reais!

November 19th, 2008 · 11 Comments · Dinheiro/Câmbio, Turismo

Foto: Viagem Argentina

Após ler Real x peso x dólar na Argentina: o que é melhor? – um dos posts mais populares do site -, o leitor Yano Ribeiro me perguntou quais minhas fontes para fazer os cálculos. A pergunta dele e minha resposta podem ser lidas lá mesmo, e em muitos outros links relacionados aqui do site. Prometi um post especial para ele, que na verdade vai ajudar a muita gente com as mesmas dúvidas. Aqui está!

Fevereiro de 2010: levar real x peso x dólar para a Argentina?

Pense na utilidade dessas informações para você e considere fazer uma pequena doação ao site. Obrigada!

Ele vem para a Argentina em breve e pretende trazer por volta de 1500 reais, pouco mais que os 500 dólares que uso como base no meu cálculo aqui e aqui. Não sabe se trazer em dólares, reais ou pesos.

A novidade é que se ele e todos os leitores refizerem os cálculos com as ferramentas que indico, verão como as coisas mudam rápido. Aqueles textos foram escritos respectivamente nos dias 23 e 28 de outubro de 2008. Valia a pena comprar dólares no Brasil, trazer para a Argentina e trocar aqui por pesos (com os valores das fontes que usei e da casa de câmbio que usei, confiável e segura, além de ter uma excelente relação entre moedas).

Hoje, menos de 1 mês depois, vale a pena trazer reais. Veja:

-1500 reais ÷ 2,39 (dólar comercial de hoje, Folha S. Paulo) = 627,61 dólares

-627,61 x 3,15 pesos (dólar para compra hoje na Argentina, Puente y Hermanos) = 1976,98 pesos

Trazendo diretamente os reais e trocando em Buenos Aires:

-1500 reais x 1,44 pesos (real para compra hoje, Puente y Hermanos) = 2160 pesos

Trazendo reais, hoje, você teria em mãos 183 pesos a mais que trazendo dólares.

DICAS DE VIAGEM: ¡EL CAMBIO SIEMPRE CAMBIA!

O Yano só vem para a Argentina em dezembro. Até lá, pode seguir sendo vantagem trazer reais ou pode voltar a ser um bom negócio trazer dólares. Muita coisa pode mudar de novo.

Leiam o site, os links relacionados, façam as contas com as ferramentas recomendadas. Não tem erro. Penso nos posts e os escrevo precisamente porque quero dar aos leitores a liberdade de calcular o que lhes convier com as melhores ferramentas. Lembrem-se: o site é o resultado de uma experiência acumulada de 4 anos aqui e pelo menos 8 anos de viagens freqüentes à Argentina. Intenção zero de fazer você ficar dando voltas feito peru tonto em Buenos Aires.

As dicas são vivenciadas, mas quem preferir usar o valor do dólar turismo, que é mais alto, chegará a um resultado diferente na ponta do lápis. O post anterior, Quanto dinheiro levar para a Argentina: calcule você mesmo!, traz links do Banco Central e do Banco do Brasil como orientação e fonte de comparação na hora de comprar dólar turismo na sua casa de câmbio ou banco preferido antes de pegar seu vôo para a Argentina. Até mesmo para decidir que mix de moedas e meios de pago trazer: uma parte em dólares, outra em reais e usar o cartão de crédito algumas vezes, por que não? É questão de se informar.

No final de cada post há uma série de links relacionados. Naveguem também pelas categorias, buscando dentro do próprio site, visitem os links úteis. Voltem sempre, porque essa semana tem mais dicas: Banco do Brasil em Buenos Aires e mais links sobre cotização do dólar e do real na Argentina.

Pra finalizar: que tal assinar nosso Feed RSS? :)

Boa viagem, Yano!

Tags: ·····

11 Comments so far ↓

  • Jaki

    Estou pensando em trocar um pouco de reais por peso aqui no RJ antes de chegar a BsAs, para o caso de, se não dar para eu ir à casa de câmbio que você indicou no outro post, a Puente Y Hermanos, eu já ter um trocados pra passar um dia. Mas aqui só tenho encontrado casas de câmbio vendendo pesos por um valor muito alto! Uma tava vendendo por 0,90 centavos! Você tem alguma dica de casas de câmbio vendendo pesos por um bom valor??? Ou se eu trocar no aeroporto Ezeiza no guichê do Banco de la Nación vou fazer também um bom negócio?!

  • cartasargentinas

    Jaki, você voltou :)
    No seu lugar eu não compraria pesos, ainda mais nesse valor! Troque ao chegar em Buenos Aires mesmo, no Banco de La Nación Argentina do aeroporto, o que você precisar pra passar um tempo até ir à Puente y Hermanos. Esse peso aí tá caro demais. Hoje (26/11/2008) está por volta de 1,41 na Puente. Ou seja, segundo a ferramenta de conversão deles, 1 peso custaria a você 0,656 centavos de real. [Vou dar umas outras dicas e links úteis para conferir casas de câmbio com as melhores cotizações, fique ligada no site.]

    Além do mais, comprar peso é mico, como disse um outro leitor meu. É mesmo. Onde mais você vai gastá-los? Até os argentinos prefeririam outra moeda (vai por mim).

    Agora, faça as contas direitinho para se decidir entre reais ou dólares. Depende do que favorecer na hora de trocar aqui, mas também incidem comissões e impostos na compra de moeda no Brasil (como o IOF, como bem lembrou outro leitor num comentário). Decida na ponta do lápis e boa viagem!

  • Jaki

    Volteii sim Lud!!
    Fiz as contas como se eu levasse dólares e trocasse por pesos, mas achei pouca a diferença levando reais e trocando logo por pesos! Então vou fazer isso mesmo, levar os reais e trocar o que eu for precisar por 1 dia no Banco de la Nación no aeroporto e o restante troco na Puente y Hermanos e tb sacando diretamente do Banco do Brasil.
    Tenho lido td dia o blog! tem me ajudado mtt! =)
    Parabéns!
    Bjo! =*

  • cartasargentinas

    Certo Jaki. Mas também faça as contas mais perto da sua viagem (final de dezembro né?)… Eu olhos os indicadores todo dia, assim vou tentando ter um feeling quanto à “dança das moedas”. Digo “tentando” porque com os mercados agitados, nunca se sabe. A desvantagem de trazer dólares é perder dinheiro duas vezes… pagar comissão, IOF… enfim. Tudo isso pode pesar mesmo. Beijo!

  • Priscila

    Olá… Eu estou indo pra Argentina agora dia 22 de dezembro e vou ficar lá uma semana… Estou levando apenas reais. Lá eu posso pagar as coisas somente em pesos ou em reais… Onde troco quando chegar para pagar o taxi até o hotel??? E para as despesas do dia????

    Quanto vc acha que devo levar para lá já que o hotel já está pago? Quanto se gasta em média por dia????

    Obrigadoooooo!

  • cartasargentinas

    Oi Priscila! Bem-vinda ao site.

    Sua dúvida sobre quanto trazer para sua semana na Argentina é a mesma do Sergio, e que está respondida aqui.

    Se você está decidida a trazer reais, minha recomendação é não fazer pagamentos em moeda brasileira: real é moeda forte na Argentina e você vai ficar refém do valor de câmbio que a pessoa ou o local que recebe seu pagamento quiser te dar. SEMPRE vão te dar um valor MAIS CARO.

    Portanto, não ache que é perda de tempo ir à uma casa de câmbio pra trocar seus reais. O post Onde consigo uma boa relação cambiária na Argentina? é a resposta à sua pergunta sobre trocar em Ezeiza e onde trocar depois de chegar na cidade.

    Espero ter ajudado. Pode voltar a perguntar se tiver mais dúvidas, eu sempre respondo. E nos próximos dias haverá mais posts sobre Dinheiro/Câmbio na Argentina. Volte e verá!

  • cartasargentinas

    Ei, Aline! Como vai?

    Te respondi em forma de post, o link é este:
    SAL: Puente y Hermanos ou Banco de La Nación Argentina?.

  • Tom

    Como carioca e visitante ocasional da capital argentina, fiquei um pouco ofendido com sua comparação do verão porteño ao carioca. :)
    Entretanto, a gamuta de tópicos abordados pelo blog e seus comentários inteligentes e bem informados venceram minha reticência inicial.

    Parabéns e continue o bom trabalho!

  • cartasargentinas

    Ei, Tom! Jóia? Mas o que te ofendeu? Ainda não entendi, pq o comentário não tinha nada de ofensivo com o Rio, pelo contrário (aliás, nem com Buenos…)!

    Literalmente, o que eu digo no post Como é o clima na Argentina é:

    “Pessoalmente, acho os verões de Buenos Aires bem parecidos com os do Rio de Janeiro. Húmidos demais, mas sem a praia e com um sol que não aquece – torra.”

    Ou seja, o sol que torra é o de Buenos, não o do Rio. E o Rio é super húmido, mas tem a praia logo ali, e em Buenos a gente frita!

    Eu “ocasionalmente” moro aqui, mas acho que também vou passar pro teu time e morar aqui “ocasionalmente” :)

    Obrigada, e bem-vindo!

  • camila alencar

    Oi,

    Viajo para a argentina dia 12 de março e estou tão confusa quanto ao que fazer… levo em reais ou peso ou dólar? E qual site seria o mais propício para estar de olho na cotação do peso argentino?

    por favor..ajuda!
    :) gracias

  • camila alencar

    Ah… O site é ótimo, parabéns!!!

Leave a Comment